Vencedora do Prêmio Pallas de Literatura 2025: Malhada das Graúnas
Márcia Moura
Márcia Moura, 47 anos, é médica, professora adjunta de Ginecologia na UFPE e na UPE, além de pós-graduada em Escrita Criativa. Publicou em 2023 o livro Como dançam os lírios-do-mar e venceu o Prêmio Carolina Maria de Jesus com o romance Quando as portas batem. Em 2024, seu romance Neve sobre areia quente foi selecionado pela Arrelique Editora e ela também foi semifinalista do 3º Prêmio Microconto de Ouro da Casa Brasileira de Livros.

Júri Incial
Jéssica Balbino
Jéssica Balbino é escritora, jornalista e curadora literária, autora de Porca Gorda e Gasolina & Fósforo. Coapresenta o podcast Rabiscos e realiza mediações e oficinas em Sescs, escolas e festivais como FLIPEI, MIA, FLUP e FLIMA. Colunista do Estado de Minas, escreve sobre literatura, corpo e dissidências, com textos adotados em universidades e livros didáticos.

Ronald Lincoln
Ronald Lincoln é jornalista e escritor. Em 2022, publicou a antologia de contos "Disritmia", pela editora Malê, e a plaquete "Berenice", em 2023, pela Mapalab. É mediador do Clube de Contos da Livraria Casa da Árvore, desde 2024. Como repórter, tem passagens n'O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo e, desde 2017, cobre esportes no Grupo Globo.

Júri Final
Jeovanna Vieira
Jeovanna Vieira jornalista e escritora capixaba é autora de Deserto sozinha (Pedregulho) e Virgínia Mordida (Companhia das Letras). Seu novo romance, Toda caixa-preta é laranja, tem previsão de lançamento para 2026, também editado pela Companhia das Letras.
Sobre o romance vencedor: “O trabalho arqueológico da protagonista escavando ao rés do chão os ossos da mãe resulta num registro de rebelião íntima: um romance que se vale da linguagem, e não de tratados, para lavar a honra da mãe morta ao mesmo tempo que tangencia violências coletivas. Márcia Moura afirma em Malhada das Graúnas a possibilidade da fabulação como vingança prosódica".

Pedro Augusto Baía
Pedro Augusto Baía, escritor paraense, é autor do livro de contos “Corpos Benzidos em Metal Pesado”, vencedor do Prêmio SESC de Literatura 2022, e eleito um dos 10 melhores livros de contos de 2022 pela Revista Bula. Tem contos publicados em diversas antologias.
Sobre o romance vencedor: “É um romance com uma certa magia para capturar o leitor desde o primeiro parágrafo, a partir da voz de uma narradora que não está resignada diante de seu passado. A autora tem um trabalho de linguagem milimetricamente calculado, conciso, com o encadeamento de frases que costura o tempo e o fluxo de consciência de maneira poética e autêntica. Com certeza este é um livro extremamente necessário na literatura brasileira contemporânea”.
